Festival de queijos
Ariane Guimarães Reis Silva
Organização de um Evento:
Festival de Queijos Finos
Trabalho apresentado à professora Varlene Saldanha na disciplina de Eventos do 8º período do curso de turismo do IPTAN
São João del-Rei, 30 de outubro de 2007
Introdução
Este trabalho foi proposto a fim de demonstrar de forma prática as etapas de elaboração de um tipo de evento, considerando as etapas do pré-evento, o evento e o pós evento. Sendo assim, dentre as inúmeras possibilidades possíveis escolhemos o festival como exemplo e nos dedicamos a promovê-lo de forma organizada.
O mercado de eventos é um segmento promissor dentro do turismo devido, principalmente, à sua capacidade de minimizar a grande sazonalidade que este setor possui.
De acordo com Zanella (2006, p.13) o evento pode ser considerado uma concentração formal e solene de pessoas e/ou entidades realizada em data e local especial, com objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contatos de natureza comercial, cultural, esportiva, social, familiar, religiosa, científica, etc.
Ou seja, um evento é um acontecimento que reúne um determinado número de pessoas fugindo à rotina. Eles têm o poder de promover a socialização das pessoas, o encontro, a emoção, conhecimento entre outros, ou seja, um acontecimento que reúne um determinado número de pessoas fugindo à rotina. Eles têm o poder de promover a socialização das pessoas, o encontro, a emoção, conhecimento entre outros.
Geralmente, os grandes eventos geram alto número de empregos e contratações de serviços como recepcionistas, locadoras de automóveis, tradutores, cerimonial, segurança, decoração entre outros.
Outra característica importante é o fato do participante de eventos quase sempre fazer turismo durante os intervalos e, quando o interesse pelo destino é grande e o tempo é curto para conhecê-lo é