Plano de aula
Disciplina: Matemática Anos: 4º e 5º. Tempo estimado: Quatro semanas. Quantidade de alunos: 29 alunos (03 alunos com necessidades educacionais especiais
(deficiencia mental//intelectual)) . Faixa etária: crianças entre 10 a 12 anos. Realidade sócio-econômica: Alunos ditos normais e com necessidades educacionais especiais (deficiencia mental//intelectual). Flexibilizações: Recursos - Tempo - Conteúdos
CONTEÚDOS
Introdução aos números decimais
OBJETIVO GERAL O trabalho a ser desenvolvido com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais tem como objetivo geral proporcionar a esses alunos a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos tratados, e, a partir daí, que o aluno possa estabelecer relações diretas com o seu dia-a-dia e aos valores sociais estabelecidos.
OBJETIVO ESPECÍFICOS Fazer com que os alunos identifiquem na dinâmica proposta, através de gestos e/ou verbalização, os principais elementos presentes e que os relacionem cognitivamente às práticas de sua realidade social e, façam a reconstrução de uma quantia de dinheiro usando moedas variadas.
Adição e subtração em problemas envolvendo preços em reais.
Identificar e associar, através de gestos e/ou verbalização, os temas tratados em aula, associando-os aos eventos do dia-a-dia na comunidade e na escola.
Fazer com que o aluno relacione esta prática à sua realidade social, como as escritas de expressões que representam equivalências entre quantidades; e a análise da informação contida na notação decimal.
Promover a socialização dos alunos através de um ambiente agradável, a partir de alongamentos, brincadeiras e jogos executados em sala de aula.
Relacionar composições e decomposições de quantidades de dinheiro utilizando diferentes moedas e estabelecendo equivalências entre elas.
Relacionar representações fracionárias e decimais.
Exposição