Festa
(México)
2 de novembro
Conhecendo um pouco: Tendo origem indígena, o Dia dos Mortos é comemorado no México para honrar os defuntos. O feriado é dia 2 de novembro, mas as comemorações começam no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fieis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Esse celebração não é exclusiva do México, sendo celebrada também em alguns países da América Central e algumas regiões dos EUA onde a população de mexicanos é alta. Existem relatos de que Maias, Astecas, Purépechas, Náuatles e Totonacas também celebravam o dia dos mortos, provando de a mesma teve origem antes da chegada dos espanhóis. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento. Antes de se tornar o atual dia dos mortos essa festividade era comemorada no nono mês do calendario asteca (por volta do inicio de agosto) e era celebrado o mês todo. Quem pesidia a festividade era a “Dama de la Muerte” também conhecida como Mictecacíhuatl que também era esposa do senhor do reino dos mortos (cujo o nome era Mictlantecuhtli). As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.
Mictecacíhuatl Mictlantecuhtli
É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Um pouca mais sobre a celebração (pré-hispânico): Ao contrário do pensamento dos catolicos sobre a morte (relação ceu e inferno), os mexicanos acreditavam que os caminhos destinados às almas dos mortos era definido pelo tipo de morte que tiveram, e