ferrovia
INFRA FERRO–HIDRO-AÉRO–DUTOVIÁRIA
ENG 09030
PROF. FERNANDO DUTRA MICHEL
GRUPO: BRUNA DONES GAYER BRUNO DORNELLES RANGEL MARO DE MELO
Introdução
A combinação homem e máquina no transporte rodoviário impulsionaram a distribuição de mercadorias e o acesso das pessoas a outras regiões. Sobre uma estrutura mais robusta, com maior capacidade de transporte de carga por eixo, o veículo ferroviário pode ampliar o transporte de cargas bem como de pessoas, ampliando a capacidade de escoamento da malha de transporte, barateando o custo da produção e acelerando o desenvolvimento de regiões.
Este barateamento do transporte é justificado pela maior capacidade d ecarga transportada por eixo e velocidade empregada para se entregar à mercadoria no seu devido destino. Para suprir essa necessidade, o desempenho de rodagem está relacionada à construção de novas linhas, adaptadas para que a composição de um trem possa atingir maiores velocidades.
O aumento da velocidade gera oscilação lateral que pode se tornar instável. S elevadas cargas transportadas elevam os danos provocados pelas solicitações no contato entre roda e trilho. O desenvolvimento de um tráfego seguro e estável está relacionado à melhoria das propriedades de guiagem, com consequente acréscimo na redução do desgaste roda/trilho e agressão à guia de rodagem. O perfil do rodeiro e o dimensionamento da região de contato ganham importância à medida que os mesmos influenciam no amortecimento lateral.
Objetivo do trabalho
O objetivo deste trabalho consiste no entendimento dos parâmetros que influenciam a estabilidade de todo o sistema suspenso pelo rodeiro criando condições para a otimização da maquete de um truque ferroviário. Como a estabilidade não depende de somente um parâmetro, mas da interação de diversos parâmetros (velocidade, irregularidades, geometria das peças, etc), o presente trabalho fez com