Relatório
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PIRACICABA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PIRACICABA
2013
FUNDAMENTOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO
p.155
2. A leitura do trecho a seguir, escrito por Padilha (2003, p.5), não nos deixa indiferentes:
A escola deve punir a ignorância com as provas, os exames, as avaliações, as correções, as repetições, as cópias dos modelos... alunos e professores devem permanecer em silêncio, cumprir as ordens, sentarem-se assim ou de outra forma, conforme a determinação “da mais moderna pedagogia”. Devem escrever mais neste material do que em outro, também conforme as mais atuais determinações de algumas autoridades que ninguém sabe muito bem quem são... Sentar perto dos amigos, nem pensar... Vai sair conversa e vão formar grupinhos, e conversa e grupinhos não são coisas boas para a escola, para os presídios, para os hospícios. O corpo deve ser dócil e obediente... silente.
A partir dessa leitura, faça suas considerações sobre a escola como locus da diversidade, suas possibilidades, limites e realidades atuais.
R: A escola é um importante veículo de difusão do respeito e da formação de atitudes respeitosas com relação à diversidade cultural, afinal, a sala de aula é um locus onde se encontram as diferenças sociais, econômicas, culturais e étnicas do Brasil. É um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença. A escola apresenta a criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo, e aí a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates e discussões em torno de questões sociais. A criança na escola convive com a diversidade e poderá aprender