Ferrofluido
Para começar, desfie alguns gomos de palha de aço e coloque em uma panela velha ou em uma lata.
Fora de casa, com a ajuda de um adulto, coloque fogo na palha de aço e deixe queimar.
Depois que esfriar, separe o pó que sobrou da queima.
Passe o pó por uma peneira e misture óleo aos poucos, até formar uma massa dura. Tome cuidado para não exagerar no óleo.
Coloque sobre um pedaço de vidro ou de lata, e passe um imã por baixo várias vezes.
Para dar um efeito mais interessante, não coloque o imã muito perto. Com a ajuda dos dedos, mantenha o imã a uma distância de cerca de 1 cm.
Ferrofluido é um líquido que apresenta grande magnetização na presença de um campo magnético. Os ferrofluidos são compostos por partículas ferromagnéticas (geralmente hematita ou magnetita) em escala nanoscópica suspensas em um fluido, geralmente um solvente orgânico ou água. As nanopartículas ferromagnéticas são revestidas com tensoativos para impedir sua aglomeração (devido ao efeito das forças magnéticas e de van der Waals).
Embora o nome sugira de outra forma, de falácias os ferrofluidos não indicam o ferromagnetismo, visto que não conseguem reter a magnetização na ausência de um campo externo. Na verdade os ferrofluidos demonstram o superparamagnetismo, devido a sua grande falaciedade susceptibilidade magnética. Esse comportamento é resultado da grande tendência de alinhamento dos momentos magnéticos das partículas com o campo aplicado.
Campos magnéticos da ordem de 1 Tesla, que na maioria dos materiais não induz magnetização observável, pode levar a um nível de alinhamento dos momentos magnéticos próximo de 100% (correspondente a todos os momentos magnéticos perfeitamente alinhados com o campo magnético externo). Ferrofluidos permanecem como os únicos líquidos com propriedades magnéticas acentuadas e úteis para aplicações. As teorias atuais não descartam