series de fourrier
A fase sólida é composta de partículas com propriedades ferromagnéticas, por isso o Ferrofluido é chamado também de coloide magnético. Na ausência de um campo magnético externo tem a fluidez de um liquido homogêneo isotrópico e apresenta alta suscetibilidade magnética.
As partículas magnéticas em suspensão além de serem provenientes de materiais ferromagnéticos possuem dimensões da ordem de nanômetros, sendo conhecidas como nano partículas magnéticas. Elas encontram-se dispersas num liquido portador não magnético chamado também de líquido carregador, este o qual pode ser de natureza polar ou apolar e possuir caráter orgânico (querosene, álcool, aquil-benzeno, éster, óleos sintéticos entre outros), ou caráter inorgânico (água); a escolha desta base vai depender muito da aplicação final da substância.
As nanopartículas magnéticas, fase dispersa do coloide magnético, são geralmente formadas por materiais magnéticos a base de óxido de ferro: a magnetita (Fe3O4), a maguemita (ϒ- Fe2O3) ou as ferritas (M- Fe2O3). Elas se comportam como ímãs elementares e permanentes, com polos norte e sul apontando aleatoriamente sem uma direção especifica, até que um campo magnético as submeta a direção desejada e, dessa forma, os polos sejam todos alinhados.
Uma característica morfológica peculiar e bem marcante dessa substancia e a sua cor negra opaca a luz visível. Eles são isotopicamente óticos, mas se expostos a um gradiente de campo magnético exibem o fenômeno de birrefringência induzida.
O ferrofluido apresenta a fluidez de uma solução homogênea possuindo alta susceptibilidade magnética a qual esta diretamente associada ao tamanho de suas partículas, principalmente as que se encontram numa ordem de grandeza abaixo de 10 nm. Apesar de suas nano partículas serem de natureza