Líquidos magneticos
O ferrofluido é um líquido de cor preta feita a partir de nanopartículas de ferro misturadas a um óleo e outras substâncias surfactantes. essas minúsculas partículas ferromagnéticas que o ferrofluido tem, fazem ele interagir com ímãs .A substância tem esse nome porque, primeiro, tem magnetismo, e isso é uma característica dos elementos ferromagnéticos; segundo, ela tem as propriedades fluídicas dos líquidos.
Uma partícula é nano se o seu diâmetro estiver entre 1 e 100 nanômetros - 1 nanômetro equivale a 1 bilionésimo de metro.
Em física, definimos o campo magnético de forma bem análoga ao que estudamos a respeito do campo elétrico e gravitacional. Nesses dois casos definimos um campo gravitacional ou um campo elétrico como sendo a modificação no espaço em função da presença de massa ou de cargas elétricas.
Ferrofluidos
Os ferrofluidos se originaram na década de 1960, em tentativas da agência americana NASA de criar combustíveis que pudessem ser controlados na ausência de gravidade. A solução encontrada foi moer partículas magnéticas e dispersá-las no combustível, de modo que ele pudesse ser direcionado por meio da aplicação de um campo magnético. Desde então, as técnicas de síntese se aperfeiçoaram, e hoje se produz fluidos magnéticos das mais diferentes características, usados em diversas aplicações tecnológicas e biomédicas.
O ferrofluido pode ser manipulado por qualquer tipo de campo magnético, sofrendo alterações na sua forma, o que é interessante e divertido.
Nanopartículas
Similarmente a partículas ultrafinas, nanopartículas possuem tamanho entre 1 e 100 nanômetros. Nanopartículas podem ou não exibir propriedades relacionadas com o tamanho que diferem significativamente daqueles observados em partículas finas ou materiais volumosos. Embora o tamanho da maioria das moléculas se encaixe no esquema acima, as moléculas individuais não são geralmente referidos como