Trabalho De Fisica Magnetismo
Todo campo magnético é provocado pela movimentação de elétrons. Em segundo, muitos corpos celestes – como planetas e estrelas – são formados, pelo menos em parte, por matéria fluida, seja ela líquido, gás ou plasma. Tudo isso está, portanto, em movimento constante de rotação e convecção (o mesmo processo que faz a sopa circular em uma panela, onde o líquido mais quente sobe e o mais frio desce). É essa fluidez permanente que faz com que os elétrons livres desta matéria se movimentem também, gerando magnetismo. Tal explicação é conhecida como Teoria do Dínamo. “O princípio básico é o mesmo para todos os corpos, mas o tipo de movimento varia conforme sua estrutura. Assim, corpos que já se solidificaram completamente, como Vênus e a Lua, perderam seus campos magnéticos.
Campo magnético da Ásia
Mudanças rápidas no movimento do líquido do núcleo externo da Terra estão debilitando o campo magnético em algumas zonas da superfície do planeta. “O mais surpreendente é que se produzem mudanças rápidas, quase repentinas, no campo magnético da Terra. estão ocorrendo também mudanças rápidas no metal líquido a 3.000 quilômetros sob a superfície; O fluxo em redemoinho do ferro e do níquel fundidos ao redor do núcleo sólido da Terra desencadeia uma corrente elétrica que gera o campo magnético do planeta. Os pesquisadores comprovaram que as flutuações no campo magnético ocorreram em várias zonas muito distantes da Terra.
Em 2003 alguns cientistas encontraram mudanças marcadas no campo magnético na região da Ásia e no Pacífico. Estas mudanças podem indicar a possibilidade de uma próxima inversão do campo geomagnético. O campo magnético da Terra se inverteu centenas de vezes ao longo do último 1 bilhão de anos e o processo completo poderia levar milhares de anos.
Campo magnético de marte
Tal como a Terra, Mercúrio possui um campo magnético significativo. Aliás, dos planetas rochosos, só para estes dois se pode falar de um verdadeiro campo magnético.