Trabalho De Quim Ca
Esse trabalho dissertará sobre como fazer um eletroímã e como usa-lo em diversas formas, e para que sirva de exemplo será usado um composto chamado ferrofluido um componente que vamos explicar ao longo dessa pesquisa. O que iremos fazer na feira de ciências será a reação do ferrofluido se aproximado do eletroímã. Então colocaremos os conceitos e modos desses dois assuntos abordados.
Eletroímã
O eletroímã é um dispositivo que pode que ser formado por um prego enrolado por um fio. quando o fio é percorrido por uma corrente elétrica faz com que o prego comporte-se como um ímã permanente, e ao cessar a corrente o prego é desmagnetizado deixando de ser um ímã.
Para fazer um eletroímã você precisa de:
Um prego de ferro grande;
1m de fio de cobre esmaltado com diâmetro equivalente a 1mm;
Duas pilhas grandes de 1,5V;
5 pregos de ferro pequenos;
Quanto maior a energia das pilhas, mais forte será o ímã.
Raspe com uma faca as extremidades do fio de cobre, o tamanho deve ser suficiente para que haja contato entre ele e a pilha.
Agora enrole o fio de cobre no prego como mostra a figura abaixo:
Ligue uma pilha à outra em série.
Conecte as extremidades do fio às pilhas, sendo uma em cada polo.
O eletroímã está pronto.
Espalhe os pregos pequenos sobre uma superfície e passe o eletroímã sobre eles e verá que os preguinhos serão atraídos pelo dispositivo.
Ferrofluido
O ferrofluido, também conhecido como “imã líquido”, é uma meleca pegajosa, mas também uma das substâncias mais fascinantes que já apareceram nos vídeos da internet.Esse líquido esquisito nada mais é do que um pouco de óleo, misturado com um detergente, salpicado de um pó de imã extremamente fino. Esses pedacinhos de imã são tão pequenos que são chamados de nano partículas, pois seu tamanho é inferior é a 100 nanômetros (um nanômetro equivale a um milímetro dividido por um milhão!).
Por isso é muito difícil de fazer o ferrofluido em casa. Mesmo que