Ferrimagnetismo
UNINGÁ
FERRIMAGNETISMO
TURMA: 1ª SÉRIE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.
PROFESSOR:
MARINGÁ, 22 DE OUTUBRO DE 2013.
INTRODUÇAO
A pesquisa tem como foco o ferrimagnetismo: como podemos entendê-la e qual as suas diferenças em relação a outras propriedades magnéticas.
OBJETIVO
Mostrar os diferentes tipos de materiais magnéticos e suas propriedades;
Mostrar alguns exemplos de aplicação deste fenômeno.
DESENVOLVIMENTO
Antes de começar a falar do ferrimagnetismo é necessário saber sobre a susceptibilidade magnética, compreendermos como ela é. Pode-se entender que no magnetismo ela é a capacidade que um material tem de se magnetizar-se sob a ação e estimulação magnética de um campo a qual esse é submetido, permite-se classificar os materiais em termos das suas propriedades magnéticas.
O Ferrimagnetismo é um fenômeno físico que ocorre na ordem magnética dos momentos magnéticos de modo a que todos eles estão alinhados na mesma direção,porém, não no mesmo sentido. Alguns deles são opostos e se anulam, em parte ou totalmente, ou seja, há uma interação entre os spin’s.
Com essas imagens conseguimos entender melhor.
Imagem1:
Imagen2:
Os materiais ferrimagnéticos estão permanentemente com as suas propriedades magnéticas, qualquer que seja o campo magnético que lhes é aplicado. Os iõns têm dipolos magnéticos de intensidade diferente. Logo existe sempre um momento resultante. Veremos logo a seguir alguns exemplos de materiais:
Ferrites
Você já deve ter notado eles na maioria dos cabos, mas nunca soube para que eles serviam. São feitos de cerâmica com propriedades magnéticas e funcionam como uma espécie de filtro impedindo a entrada/saída de ruídos parasitas. Possuem baixas condutividades eléctricas e por isso têm algumas aplicações em eletrônicas, como: transformadores, indutores de alta frequência, cabeças de gravação magnética, etc. Magnetita
É a mais magnética de todos os