Propriedades magnéticas da matéria
Este trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades magnéticas abrangendo os efeitos que o magnetismo causa aos materiais e como eles são classificados.
Propriedades Magnéticas da Matéria
O magnetismo é um fenômeno pelo qual os materiais exercem forças (de atração e repulsão) uns sobre os outros, contudo, a maioria dos elementos e materiais não exibe essa propriedade. O ferro, alguns aços e a magnetita, compostos intermetálicos de samário e cobalto, assim como ligas de neodímio, ferro e boro são exemplos de materiais comuns que apresentam magnetismo.
Muitos dos equipamentos e dispositivos modernos dependem do magnetismo e dos materiais magnéticos: geradores e transformadores de eletricidade, motores elétricos, rádio, televisão, telefone e computadores. Esses materiais magnéticos são classificados em algumas propriedades, os principais são: diamagnéticos, paramagnéticos e ferromagnéticos.
Classificação dos materiais em termos de propriedade
Materiais diamagnéticos: (Ex. Zn Cd Cu, Ag, Sn) – pequenos valores negativos de χ (ou seja, o campo de magnetização opõe-se ao campo aplicado e desaparece quando de retira o campo aplicado).
São materiais que se colocados na presença de um campo magnético tem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado.
São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc.
Materiais Paramagnéticos: (Ex. Al, Ca, Pt, Ti) – pequenos valores positivos de χ (o campo de magnetização desaparece quando de retira o campo aplicado).
São materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, quando na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs.
São