Materiais Eletroeletronicos
Materiais Magnéticos
1
Características Gerais
Os primeiros fenômenos magnéticos observados foram aqueles associados aos chamados “imãs naturais” (magnetos) que eram fragmentos grosseiros de ferro encontrados perto da antiga cidade de Magnésia (daí o termo “magneto”).
Esses imãs tinham a propriedade de atrair ferro desmagnetizado, sendo que esta propriedade era mais acentuada em certas regiões desse material denominada, depois, de pólos. Descobriu-se então que, quando uma barra de ferro era colocada perto de um imã natural ela adquiria e retinha essa propriedade do imã natural e que, quando suspensa livremente em torno de um eixo vertical, ela alinhava com a direção norte-sul. Surgiram, então, os instrumentos de navegação.
Apenas a partir do século XIX os fenômenos magnéticos passaram a ser sistematicamente explicados pela Física. Com o Eletromagnetismo, foi ficando cada vez mais evidente que fenômenos elétricos e magnéticos não são fenômenos separados, mas expressões distintas do mesmo processo físico. A partir da síntese entre eletricidade e magnetismo desenvolvida pelo
Eletromagnetismo, abriu-se novo campo de aplicações práticas. Geradores, transformadores, sistemas de comunicação, etc. surgem a partir daí. Na realidade, pode-se dizer que a engenharia elétrica surge com a consolidação das leis do Eletromagnetismo.
2
Características Gerais
Permeabilidade relativa
3
Características Gerais
Na presença de um campo H, os momentos magnéticos do material interagem com o campo, produzindo a magnetização M. Nesta nova situação, a densidade de fluxo B será:
A magnitude M é proporcional ao campo H aplicado:
Xm é denominada suscetibilidade permeabilidade relativa:
magnética,
4
relacionando-se
com
a
Características Gerais
Todas as substâncias sejam elas sólidas, líquidas ou gasosas mostram alguma característica magnética, em todas as temperaturas. Dessa forma, o magnetismo é