historia
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOr
Componentes: Kátia Barbosa KÁTIA Costa Kátia Eliane LUCINEIDE
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOr
O termo desenvolvimento pode ser entendido como um conjunto de variações que ocorrem no indivíduo por força de disposições interiores e pela influência de fatores ambientais (SANTOS E CRUZ, 2001).
Assim, são diferentes as possibilidades de uma criança, seja ela deficiente ou não, que vive em um ambiente estimulante, daquela que se encontra num ambiente desprovida de recursos. Essa última poderá encontrar-se prejudicada tanto em seu desenvolvimento cognitivo quanto motor (SOUZA E FERRARETO, 1998).
O desenvolvimento parte da organização biológica e passa pelos níveis social, histórico, cultural e chegando até o mundo físico exterior, ou seja, organismo e ambiente jamais poderão ser separados na explicação do desenvolvimento (PIAGET, 1975).
O desenvolvimento abrange tanto a mudança quanto à continuidade ao longo do tempo; existem dois tipos de mudanças no desenvolvimento: a mudança quantitativa (altura, peso, etc.) e a mudança qualitativa (mudança de espécie como a natureza mutante da inteligência), assim se tornando mais complexo (PAPALIA, 1998). As mudanças qualitativas são ordenadas e terminam com a maturação e as alterações funcionais que ocorrem nas células e em todo o organismo. Assim, a criança se caracteriza por uma variação da taxa de crescimento, pelo desenvolvimento das aptidões motrizes e do refinamento da discriminação perceptiva (DAMASCENO, 1997)
Dessa forma, os termos crescimento e desenvolvimento podem ser associados, porém cada um apresenta um enfoque diferenciado. O crescimento físico refere-se a um aumento da estrutura ou tamanho corporal, em função da multiplicação ou aumento de células, do