Materiais Eletroeletrônicos
1 Representar por um desenho manuscrito os principais itens de um transformador elétrico, indicando suas diversas funções e propriedades.
Os transformadores são utilizados em vários equipamentos do nosso cotidiano, como, por exemplo, nas instalações elétricas e também em equipamentos que utilizam como princípio de funcionamento a eletricidade. É importante, tanto para a segurança quanto para o bom funcionamento (eficiência) dos aparelhos elétricos, que a tensão que sai da usina geradora de energia elétrica e a tensão que chega até as residências sejam relativamente baixas.
Mas, por outro lado, quando se transmite energia da usina até as casas, indústrias... é preferível que se trabalhe com uma corrente elétrica muito baixa, mas para que a corrente seja relativamente baixa a tensão produzida deve ser bastante alta. Para que se eleve a tensão são utilizados os transformadores.
O transformador é um dispositivo que não tem partes móveis, utiliza a lei de indução de Faraday e não funciona com corrente contínua. Como mostra a figura, o transformador é formado basicamente por duas bobinas, com diferentes números de espiras enroladas em um mesmo núcleo de ferro. O enrolamento primário está ligado a um gerador de corrente alternada e o enrolamento secundário está ligado a uma resistência.
2Pesquisar sobre as principais ligas metálicas utilizadas em transformadores elétricos, indicando as formas de obtenção e preços médios encontrados:
Cobre: é um ótimo condutor de calor e eletricidade (superado somente pela prata), tendo uso extenso - cerca de 55% da produção em fios elétricos. É principalmente utilizado na fabricação de condutores elétricos (45%) e em ligas (30%).
Bronze: é uma liga metálica homogênea composta pela mistura de cobre e estanho, podendo conter porções de outros elementos, com objetivos específicos pra cada uso. Apresenta-se na forma de um metal quase dourado, é maleável, dúctil e possui características bastante peculiares. É usado na fabricação