filosofia
Sócrates pensou o conceito socrático sob o contexto de que mesmo que se tenha a verdade, é preciso buscá-la por meio de questionamentos até se chegar a ética e tudo que ela abrange.
Um administrador público que se atem a isso, precisa estar refletindo sobre suas ações e práticas em prol dos outros, sem basear-se numa verdade estática.
Platão pensou o conceito platônico sob o foco de que quando uma verdade é encontrada, ela é absoluta e tudo se resolve por meio dela; sem reflexão, apenas conhecimento prévio.
O administrador público rodeia esta verdade e impõe sob a forma de leis, regimentos, regras; que estão longe de atender a necessidade do povo.
2. Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. A partir desses argumentos, responda:
A) O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais?
Esta ideia é errônea, pois nem sempre o governador precisa saber mais, ao contrário, ele deve estar aberto ao novo, pois nunca se sabe tudo a cerca da verdade.
B) Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem?
Saber a verdade seria conhecer o bem e o que ele abrange, de forma que quem conhece o bem sabe fazê-lo mediado pela verdade.
C) Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser vistos na administração pública?
Os argumentos de Platão dizem que para se ter um cargo deve ter habilitação, estar apto quanto a formação e ser cheio de sabedoria.
Estes argumentos ainda hoje preenchem o mundo administrativo onde para cada cargo, a pessoa tem que estar habilitada.