Ferramentas estrategicas
Falar da liderança do grupo é falar da pessoa ou de pessoas que exercem notada influência sobre os membros do grupo. Não se trata, portanto, de um assessor ou simplesmente do coordenador do grupo, trata-se de um ou mais integrantes que influem de maneira acentuada na dinâmica do grupo, exercendo, portanto, uma liderança que arrasta ou aglutina os demais integrantes. Devido a essa influência, acontece, quase sempre, que os líderes exercem a função de coordenador do grupo. O LÍDER se caracteriza pelas qualidades e capacidade de ajudar o grupo a integrar-se, unir-se, entender-se, perseverar e realizar seus projetos e objetivos. Uma boa liderança trata de valorizar todas as pessoas que integram o grupo, apoiá-las sem impor-se, questionar e incentivar a comunicação e participação. O líder não é aquele que nasce para ser líder. Este é um conceito, uma idéia da sociedade do passado, onde o líder era aquele que tinha sangue azul, era rodeado de mistério, distante. O verdadeiro líder é aquele que, no seu grupo, trabalha para que todos se transformem em líderes. O contexto social incentiva mais lideranças dominadoras e paternalistas do que lideranças animadoras e libertadoras.
Constatamos aqui algumas situações que desafiam a experiência de liderança, hoje: Certas estruturas de grupos levam, muitas vezes, o líder a:
* impor programação.
* centralizar funções.
* domesticar e alienar as pessoas. Por isso, muitos líderes se sentem inseguros e sem habilidade para:
* planejar e avaliar com o grupo.
* distribuir adequadamente funções e tarefas.
* envolver o maior número de pessoas na ação.
* animar uma experiência de ação transformadora.
* incentivar um processo de educação na fé, unindo história da salvação e história da humanidade.
Qualidades do Líder: * Aceitar as contribuições dos outros, analisando-as com vistas à sua aplicação. * Deixar cargos e funções para outros, para exercitarem e expressarem.