A utilização da logística como ferramenta estratégica
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
* Disciplina: Gestão da Logística * Professor: Leonardo Espí Cavalcanti * Aluno: Silvana Fernandes dos Santos
A Utilização da Logística como Ferramenta Estratégica: o caminho seguido e os resultados obtidos por uma empresa gaúcha do segmento metal-mecânico
Este resumo trata as implicações do processo logístico como uma ferramenta de alinhamento estratégico empresarial em uma organização do segmento metal-mecânico do Rio Grande do Sul. Dividiu-se a investigação em três etapas. Na primeira, identificou-se as estratégicas empresariais, utilizadas pela organização. Posteriormente, detalhou-se o processo logístico empresarial, a partir do modelo de Bowersox & Closs (1996) e a terceira etapa caracterizou-se pelo alinhamento das estratégias logísticas com as estratégias empresariais, com base no modelo de Pires & Ayres (2000).
Considerando a interface da logística com o ambiente externo da empresa, (Bowersox & Closs, 1996), tratá-la como uma ferramenta estratégica e alinhá-la às estratégias empresariais ganha importância, na medida em que a concorrência fica mais acirrada e as organizações vêem a necessidade de superar suas ineficiências para beneficiar clientes e reduzir custos.
O processo logístico está intrisecamente ligado ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, um conceito mais amplo que envolve a integração de processos-chave do negócio desde o usuário final até a fonte de fornecimento, compreendendo produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente final, de forma que todos saiam ganhando.
Segundo Pires & Aires (2000), a relação de dependência entre as decisões sugere o alinhamento destas em todos os níveis, como forma de sincronizar as ações e garantir resultados satisfatórios para a empresa.
Concluindo o acompanhamento direto de todo o processo logístico na empresa representa ligação estreita com os interesses do cliente. Uma