Lambada
À herdeira do Samba
No final dos anos 80 e início da década de 90, as pistas de dança conheceram um novo ritmo muito sensual: a lambada.O surgimento desta dança dá origem a discussões sobre quem receber os direitos autorais. Atualmente, o debate deixou de existir nos tribunais e está entre os amantes desta dança.
O lançamento mundial da lambada aconteceu lentamente o que torna muito difícil descobrir sua origem. Nos anos 80, um jovem diretor de cinema, Olivier. Lorsac, e o jornalista Rémi Kolpa Kopoul investiram muito dinheiro para adquirir os direitos autorais de mais de quatrocentas composições, quase todas brasileiras. Porem a música que gerou muitosproblemas e proporcionou vantagens não era brasileira e sim, a composta pelos irmãos bolivianos Ulises e Gonzalo Hermosa. Com um sensível instinto comercial, Lorsac e Kolpa, fizeram com que a música dos bolivianos fossebrasileira, da Bahia, estado mais mestiço do Brasil, multireligioso e berço de ritmos variados. A música Llorando se fue teve sua letra e melodia modificada para adequar-se ao mercado europeu.
Para estilizar a dança, criou-se cuidadosamente um grupo multirracial que, com o nome de Kaoma, fez explodir a lambada no verão europeu de l989: Llorando se fue era um sucesso total, ocupou o primeiro lugar na lista dos CDs mais vendidos em quinze países simultaneamente. Lorsac e Kolpa ganharam milhões de dólares, o que fez com que o governo boliviano iniciasse uma batalha jurídica para recuperar os direitos autorais que os irmãos Hermosa haviam vendido.Finalmente, os direitos e os benefícios ficaram nas mãos de Losarc e Kolpa, apesar de surgirem outros “criadores”, como foi o caso de um desconhecido músico cubano que afirmava ser o criador da dança, com a música Lambire.
Os estudiosos de folclore encontram na lambada uma mescla de merengue e carimbó, dança do estado do Pará, onde era e é executada em círculo acompanhada de uma forte percussão, e em algumas vezes, por instrumentos