MARKETING
Autoria: Simone Regina Didonet, Luiz Carlos Pistóia de Oliveira, Rudimar Antunes da Rocha
Resumo
O presente artigo analisa as implicações do processo logístico como uma ferramenta de alinhamento estratégico empresarial em uma organização do segmento metal-mecânico do Rio Grande do Sul. Dividiu-se a investigação em três etapas. Na primeira, identificou-se as estratégias empresariais, utilizadas pela organização. Posteriormente, detalhou-se o processo logístico empresarial, a partir do modelo de Bowersox & Closs (1996), permitindo a identificação das principais estratégias adotadas no âmbito desse processo. A terceira etapa caracterizou-se pelo alinhamento das estratégias logísticas com as estratégias empresariais, com base no modelo de Pires & Ayres (2000). Constatou-se que as estratégias logísticas foram desenvolvidas e implantadas em consonância com as estratégias empresariais, gerando resultados que melhoraram o desempenho da organização.
Introdução
O desafio de responder, com eficiência e eficácia, ao cenário competitivo dos últimos tempos, trouxe a necessidade de as empresas redimensionarem suas atividades.
No Brasil, a visão da logística como um processo integrador, tanto quanto uma ferramenta estratégica, começou a ganhar relevância a partir da década de noventa, que foi marcada pela explosão do comércio internacional, pela estabilização econômica e pela privatização da infra-estrutura (Fleury, 2000).
Conforme Stock et al. (1998), a logística é entendida como um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de bens, serviços e informações relacionados, do ponto de origem até o ponto de consumo. Neste conceito, pode-se perceber a evolução da logística, antes considerada uma atividade que se preocupava de maneira isolada com as tarefas de transporte, armazenamento e estoques.
A