TRABALHO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
UNIDADE MANAUS
SERVIÇO LOGÍSTICO E NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO
MANAUS
2014
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA DOS SANTOS
MAURICIO OLIVEIRA LIMA FILHO
SERVIÇO LOGÍSTICO E NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO
Resumo apresentado a Faculdade Metropolitana de Manaus como requisito parcial para obtenção da nota parcial da N2. Orientador: Professor Airton.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Há até pouco tempo, a logística era percebida como um conjunto de atividades cotidianas e operacionais, técnica por natureza, capaz apenas de viabilizar o fluxo eficiente de matérias-primas para a unidade de processamento e desta para os clientes finais. Era só mais um meio de garantir a eficiência e racionalidade na utilização dos recursos disponíveis. Não havia, em consequência, maiores questões estratégicas e estruturais a serem consideradas. Observada sob esta ótica, não se constituía em vantagem competitiva sustentável, pois era facilmente imitável pelos concorrentes. Ao mesmo tempo, as empresas buscaram desenvolver e manter competências essenciais com o objetivo de gerar e manter vantagens competitivas sustentáveis, baseadas nos seguintes critérios: serem raras, valiosas, de difícil imitação e substituição.
Neste aspecto, características organizacionais da estrutura logística e a prestação de serviços logísticos ao cliente se tornaram elementos críticos detentores de atenção especial capazes de criar valor, manter ou gerar vantagem competitiva sustentável, além de estarem relacionados à lealdade do cliente e poderem contribuir para a rentabilidade e geração de lucro operacional da empresa. Ressalta-se que, no caso particular da logística, o tipo de produto fabricado pode exercer influência direta na forma pela qual o mesmo é entregue aos clientes finais e, consequentemente, afetam sua satisfação e