bsc como ferramenta de gestao estrategica
O Balanced Scorecard (BSC) garante aos gestores a oportunidade de conectar os resultados do desempenho com os processos que ocasionam esses resultados, sendo considerado, por isso, uma das ferramentas mais eficazes de gerenciamento de empresas. A tomada de decisões dentro do ambiente interno e externo que a organização está inserida é uma grande vantagem que a ligação entre os resultados do desempenho e os processos que o ocasionam possibilita. Entretanto, embora a aceitação do BSC seja relevante, o modelo tem recebido criticas e apresentado limitações no que toca a sua implementação. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo fazer uma analise da importância de se conhecer tais limitações do BSC como ferramenta de gestão estratégica, para que gestores e estudiosos fundamentem adequadamente suas opiniões acerca desta ferramenta.
Palavras Chave: Balanced Scorecard (BSC). Gestão Estratégica. Limitações do Balanced Scorecard.
1. INTRODUÇÃO
No contexto de competitividade acirrada o qual as empresas enfrentam neste ambiente globalizado, se faz necessário utilizar métodos claros, rápidos e eficazes para que se alcance os objetivos e resultados almejados por uma organização. Diante deste cenário, o principal desafio dos profissionais é potencializar o processo de gestão estratégica. Neste sentido, o Balanced Scorecard, por ser uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, é eficaz no gerenciamento, pois fornece aos gestores a oportunidade de conexão entre os resultados do desempenho com os processos que o ocasionaram. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio.
Com origem nos Estados Unidos, o BSC inicialmente tratava de mensurar o desempenho organizacional, porém tal metodologia foi difundida e passou a ser utilizada com inúmeros outros fins, como ferramenta de gestão e implementação de