Ferramentas de Qualidade
1 - INTRODUÇÃO:
Qualidade Total é a implementação de uma filosofia de gestão que procura alcançar o pleno atendimento das necessidades e a máxima satisfação dos clientes em todos os processos da organização.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca da qualidade e da produtividade nas empresas, já não pode mais depender de improvisos.
As empresas necessitam substituir a "achologia" por uma gestão baseada em dados e fatos. Para estabelecer uma base sólida e um ambiente favorável para a melhoria de qualidade, é fundamental o uso de ferramentas que permitem organizar os dados e fatos, transformando-os em informações. Desde o final da década de 60 algumas destas ferramentas tem sido agrupadas e denominadas as 7 ferramentas da qualidade.
Dependendo da bibliografia que consultamos, as ferramentas contidas nestes conjuntos podem variar. Assim, a nossa própria seleção foi baseando-se na possibilidade de ampla utilização e na versatilidade das ferramentas.
A estrutura de apresentação de cada ferramenta é:
Definição. Quando usar? Como fazer?
Tanto quanto possível, vamos procurar a utilização de mais ferramentas para facilitar a compreensão. Vamos abordar as seguintes ferramentas:
1. Brainstorming
2. 4Q1POC (ou 5W2H)
3. Coleta de dados ( FV) / Estratificação
4. Análise de Pareto
5. Diagrama de Causa e Efeito
6. Histograma
7. Gráfico de Controle
8. Diagrama de Dispersão
9. Fluxograma
10. Matriz de Decisão
Além destas ferramentas vamos apresentar uma Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) e como estas ferramentas são utilizadas nesta metodologia. A utilização destas ferramentas não se restringe à área da produção de uma empresa, pelo contrário, elas devem ser assimiladas é utilizadas por todas as áreas e níveis hierárquicos. Lembrando o ciclo de administração de uma empresa (Plan - Do - Check - Act), vamos correlacionar as ferramentas