Ferramentas de gestão
As organizações recebem e utilizam informações que lhe permitem viver e sobreviver no ambiente que as rodeia.
As decisões tomadas nelas baseiam-se nas informações e conhecimentos disponíveis. Para melhorar o seu processo decisório, elas criam sistemas específicos de busca, coleta, armazenamento e classificação das informações relevantes para o seu funcionamento. Tais sistemas são denominados como Sistema de Informações Gerenciais (SIG).
O fato das empresas possuírem um Sistema de Informação não garante a eficiência em seus processos, pois para obter um efeito satisfatório do SIG é necessário que ela saiba utilizar os recursos oferecidos pela TI, conheça e entenda a organização como um todo, a sua administração, os seus objetivos e cultura.
É necessário que ela tenha um futuro traçado, pois mais que computadores e máquinas, as empresas também são compostas por pessoas e processos administrativos onde eles devem caminhar juntos, buscando soluções organizacionais e sistemas confiáveis que atendam suas necessidades.
Uma vez que o SIG compreende o fluxo de informação da empresa ele deve ser preciso, confiável e assertivo.
Para isso é necessário considerarmos os seguintes pontos:
• A alta administração da empresa, bem como os seus funcionários, precisam estar comprometidos com o SIG;
• É necessário criar uma estratégia junto aos recursos humanos para contratação de profissionais capacitados;
• Entender a importância das informações no processo;
• Manter um banco de dados com informações atualizadas e relevantes, para que estas possam circular de forma eficiente dentro do sistema e da organização.
Para que as empresas mantenham-se no mercado com uma vantagem competitiva, elas precisam ter flexibilidade para tomar decisões rápidas e responder melhor as mudanças que ocorrem em seus ambientes internos e externos.
É nesse contexto que o SIG pode auxiliá-la, pois ele otimiza o planejamento e a execução das atividades,