Ferramentas da qualidade
Três questões fundamentais:
São 3 questões fundamentais a serem respondidas para se criar uma estrutura adequada para a realização de melhorias. É utilizada antes de iniciar um projeto. * O que estamos tentando realizar com sucesso?
Estabelecer os objetivos para uma iniciativa de melhoria. Melhorar o que, por que e pra que.
* Como sabemos se uma mudança é uma melhoria?
Que dados – opiniões, observações, indicadores de processos e resultados – serão úteis para verificar a melhoria?
* Quais mudanças podemos fazer para resultar em melhorias?
Destaca a necessidade de desenvolver, testar e implementar mudanças para obter a melhoria. Ciclo PDSA (Plan, Do, Study, Act):
É um método padrão de trabalho estruturado para implementar melhorias, podendo ser usado para entender a situação atual de um processo, além de desenvolver, testar e implementar mudanças. * Plan – Definir metas, métodos; planejar o que será feito.
* Do – Educar e treinar; executar o trabalho.
* Study – Verificar os efeitos do trabalho executado; comparar a análise dos dados com o conhecimento atual.
* Act – Atuar no processo em função dos resultados; definir o que será feito com as conclusões; listar próximas ações e passos que serão necessários.
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
Diagrama de Pareto:
É um gráfico de barras verticais que dispõe a informação de modo a tornar evidente e visual a estratificação das principais causas, ordenando a frequência das ocorrências da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. De acordo com a teoria, 80% dos problemas estão concentrados em apenas 20% das causas.
Diagrama de Dispersão: É um gráfico utilizado para a visualização do tipo de relacionamento existente entre duas variáveis contínuas, que podem ser duas causas, uma causa e um efeito ou dois efeitos de um processo. É utilizada para mostrar como as variáveis do processo estão relacionadas.