Ferramentas da Manutenção
1 – INTRODUÇÃO – CONFIABILIDADE, DISPONIBILIDADE E MANUTENABILIDADE Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenabilidade são palavras do dia a dia quando o assunto é manutenção. A partir do conceito de Manutenção que é “Garantir a Disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção ou de serviço com Confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custo adequado”.
1.1 – CONFIABILIDADE Confiabilidade é a capacidade de um item desempenhar sua função requerida sob condições especificadas, durante um intervalo de tempo. O termo confiabilidade vem do inglês Reliability, que significa Confiança, e teve origem militar durante a década de 50 usado como critério de análise de falhas em equipamentos eletrônicos. Atualmente esse termo tem sido usado largamente na indústria.
Existe uma equação para definir a Confiabilidade;
onde;
R(t) = confiabilidade a qualquer tempo t e = base dos logaritmos neperianos (e=2,7182..) λ = taxa de falhas (número total de falhas por período de operação) t = tempo previsto na operação
1.1.1 – PROBABILIDADE É a relação entre o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis, para um intervalo de tempo t, ou seja, é uma estatística de não ocorrer falha, de determinado tipo, para um certa missão, com um dado nível de confiança. Onde:
Quando a probabilidade for igual a 1 indica a certeza que um evento acontecerá, e se a probabilidade for igual a 0 exprime a certeza que um evento não ocorrerá.
1.1.2 – FUNÇÃO REQUERIDA É o limite de admissibilidade abaixo do qual a função não é mais satisfatória. É o mesmo que cumprir a missão, realizar o serviço esperado. 1.1.3 – CONDIÇÕES DEFINIDAS DE USO São condições operacionais às quais o equipamento está submetido. O mesmo equipamento submetido a condições diferentes apresentara confiabilidade distinta. Diferenças de temperatura, poeira presente no ambiente,