Manutencao
FACULDADE DE ENGENHARIA
Engenharia de Produção
Ênfase em Serviços
Relatório I do TCC:
Gestão e utilização das ferramentas de Manutenção
Alunos:
Orientador:
1 – INTRODUÇÃO
O objetivo da manutenção é tomar ações para que se evitem paradas indesejadas na produção devido à quebra do equipamento. Para que isso seja possível hoje é necessário que a mão de obra seja qualificada. (Kardec, Alan e Lafraia, Ricardo João. Biênio 2001/2003).
Historicamente a manutenção evoluiu muito desde a década de 30, esta evolução vai de sua gestão, nível técnico dos manutentores, evolução dos equipamentos e a tendência de termos processos mais enxutos. A manutenção se divide em três modelos de gestão principal que serão descritas abaixo:
- Manutenção Corretiva: A manutenção corretiva ocorre somente quando o equipamento cessa o processo de produção de algum bem tangível, a partir deste ponto a manutenção intervém de maneira há recuperar o equipamento, substituindo peças, ou até mesmo fazendo modificações no equipamento quando não há a peça de reposição em estoque. Tal modelo de manutenção afeta diretamente os índices de produção e manutenção. (Kardec, Alan e Nascif, Júlio. 2009).
- Manutenção Preventiva: A manutenção preventiva se desenvolve no momento em que o mercado torna-se mais acirrado, e não são mais admissíveis às paradas não programadas, então é elaborado um plano preventivo, onde algumas manutenções são realizadas conforme cronograma, geralmente itens críticos de um equipamento onde uma corretiva tem um tempo muito grande de execução. Para as paradas programadas não é afetado os índices de produção e manutenção, pois para a produção naquela data conforme cronograma o equipamento não seria utilizado, e por parte da manutenção o equipamento não parou durante o processo produtivo. (Kardec,