Ferramentas de manutenção
O CCQ define-se como um grupo de funcionários que pertencem ou não à mesma área de trabalho, treinados com a mesma filosofia e os mesmos objetivos, tentando sempre melhorar o desempenho (aumentando a eficiência e reduzindo os custos) seguindo um controle da qualidade dos seus produtos ou mesmo, do trabalho.
Sua essência é baseada em fazer com que todos (independente da hierarquia) se sintam responsáveis pelo produto obtido, entendendo e conhecendo sua responsabilidade nesse resultado final (produto). Para isso é necessária a participação de todos os membros da empresas, por mais que fundamentalmente conte com os funcionários de níveis inferiores na empresa.
ISO - ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA NORMALIZAÇÂO
ISO, que se originou da palavra grega ISO (igualdade), é uma Organização Internacional não- Governamental, que tem sede em Genebra, na Suíça.
O objetivo da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio entre eles.Ela se faz presente em 130 países.Seu representante brasileiro é a ABNT.
Como exemplo temos a ISO 900 (uma série de normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade), além da ISO 14000 (diretrizes sobre a gestão ambiental).
GQT - GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL A GQT consiste numa estratégia de gestão voltada para a criação da consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. É Total porque o seu objetivo é a implantação não só na empresa, mas em toda a cadeia de valores (fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios). Cada empregado participante é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa.
Nos tempos do Fordismo,este tipo de responsabilidade era limitada à gerência. Tempos depois, com o Toyotismo japonês, o GQT começou a ser divulgado, e com ele os funcionários possuem uma gama de qualificações mais ampla. Logo, a comunicação