FERRAMENTAS PARA MANUTENÇÃO DE REDES CORPORATIVAS
Sumário
Introdução
Através das ferramentas de manutenção de redes corporativas é possível verificar a todo instante, como está o andamento da rede. É possível obter informações por e-mail ou SMS quando, por exemplo, ocorrer algum dano no servidor, como queda de alguma tarefa essencial. Assim, o administrador da rede poderá corrigir o dano, se possível, antes de ser descoberto pelos usuários.
2 FERRAMENTAS PARA MANUTENÇÃO DE REDES CORPORATIVAS
A arquitetura geral dos sistemas de gerência de redes apresenta quatro componentes básicos: elementos gerenciados, estações de gerência, protocolos de gerência e informações de gerência. A seguir abordaremos um pouco sobre cada um deles:
2.1 Os elementos gerenciados possuem um software
Os elementos gerenciados possuem um software especial chamado agente. Este software permite que o equipamento seja monitorado e controlado através de uma ou mais estações de gerência; Em um sistema de gerência de redes deve haver pelo menos uma estação de gerência. Em sistemas de gerência distribuídos existem duas ou mais estações de gerência. Em sistemas centralizados mais comuns existe apenas uma. Chamamos de gerente o software da estação de gerência que conversa diretamente com os agentes nos elementos gerenciados, seja com o objetivo de monitorá-los, seja com o objetivo de controlá-los. A estação de gerência oferece uma interface através da qual usuários autorizados podem gerenciar a rede; Para que a troca de informações entre gerente e agentes seja possível é necessário que eles falem o mesmo idioma. O idioma que eles falam é um protocolo de gerência. Este protocolo permite operações de monitoramento (leitura) e controle (escrita); Gerentes e agentes podem trocar informações, mas não qualquer tipo de informação. As informações de gerência definem os dados que podem ser referenciados em operações do protocolo de gerência, isto é, dados sobre os