Coloração de gram
Gram é um método de coloração de bactérias, recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas, com isso permitiu classificá-las em dois grupos: as roxas, foram classificadas em Gram positivas; as que ficaram vermelhas em Gram negativas. A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de corantes utilizados em laboratórios de microbiologia, quase sempre é o primeiro passo para a identificação de amostras bacterianas. Consiste em uma técnica simples, com resultados imediatos, essa forma requer instalação simples, necessitando apenas de uma sala pequena, com disponibilidade de água e gás, onde deverá ser instalada um balcão, com pia e um bico de Busem, lamparina ou espiriteira.
São ainda necessários, microscópio com objetiva de imersão e bateria para coloração de Gram. Mesmo tendo um custo extremamente baixo, possui uma resposta rápida dos exames, com eficácia de 80% de acerto nos diagnósticos, facilitando os processos a nível de prontos atendimento.
Objetivo
Identificar as bactérias Gram positivas e negativas, preparar uma lâmina e utilizar a técnica de Gram para visualizar a morfologia das bactérias ao microscópico óptico.
Materiais
Descrição dos materiais necessários para prática da coloração de Gram:
Lâmina;
Cristal Violeta;
Lugol;
Fucsina;
Água;
Pipetador automático;
Álcool Etílico;
Óleo de Imersão;
Microscópio Óptico;
Placa de Petri;
Lamínula.
Meio de Cultura do Tecido da Bactéria
Obs. é necessário o técnico estar a caráter com E.P.I. (equipamento de proteção individual:
-Touca ou cabelo preso;
-luva de proc. ou estéril de acordo com a necessidade;
-máscara;
-jaleco.
Método
Obs:Foi feito para o procedimento a ser descrito passo a passo um esfregaço a partir de um meio de cultura.
1-Uma lâmina contendo esfregaço seco foi coberto com gotas de