fernão capelo gaivota
Através da história de Fernão Capelo, Bach transmitiu uma lição positiva de vida que, quatro décadas depois, continua emocionando leitores de todas as idades e nacionalidades.
O livro é uma alegoria sobre a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida À primeira vista, é a história de uma gaivota um tanto incomum, diferente das outras de sua espécie, que não se preocupa apenas em conseguir comida. Fernão Gaivota está preocupado com a beleza de seu próprio vôo, em aperfeiçoar sua técnica e executar o mais belo dos vôos.
Ele é tomado pela paixão pelos vôos de todos os tipos, e sua alma decola como os seus experimentos e emocionantes triunfos de ousadia e feitos aéreos que prefere desenvolver suas técnicas de vôo ao invés de comportar-se como qualquer outra gaivota do bando.
Fernão Capelo Gaivota é um livro que fala sobre a sociedade humana e nossos dogmas, conceitos, restrições, e o mais importante, a busca pela perfeição.
O maior problema é que essa busca sempre acontece seguindo o caminho contrário à correnteza e Fernão encontra apenas críticas à sua tentativa de voar mais alto e mais rápido do que as outras gaivotas, e como consequência é banido do grupo.
Mas sua felicidade em superar os próprios limites fala mais alto e ele segue o seu próprio caminho, quebrando barreiras e tabus pré-estabelecidos pelo seu bando.
Logo outras gaivotas começam a seguir o renegado Fernão, aprendendo suas técnicas de vôo, o que incomoda os anciões do bando.
Em certa parte do livro, Fernão sofre um acidente e morre. Assim ele conhece o paraíso, conversa com a Grande Gaivota e volta ao nosso mundo para transmitir o que aprendeu aos seus semelhantes — mensagem de paz, amor e igualdade.
Fernão entende que o