Responsabilidade Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
06/10/2013
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
BALANÇO SOCIAL – BREVE HISTÓRICO E REGULAMENTAÇÃO
A publicação do Balanço Social surgiu da cobrança da sociedade pela demonstração da responsabilidade social das empresas. Este movimento teve início nos anos 60 nos Estados Unidos da América e, na década de 70, na Europa, mais particularmente na França, Alemanha e Inglaterra. Em 1971 a companhia alemã STEAG produziu um balanço de suas atividades sociais. No entanto, o marco na história dos balanços sociais ocorreu na França, em 72, quando a empresa SINGER tornou público o primeiro Balanço Social da história das empresas. A partir daí, várias organizações francesas seguiram seu exemplo, até que em 12 de julho de 1977 foi aprovada a lei 77.769, que tornava obrigatória a realização de Balanços Sociais periódicos por todas as empresas com mais de 700 funcionários, caindo posteriormente para 300 funcionários.
No Brasil, o Balanço Social realizado em 1984 pela empresa estatal baiana Nitrofértil, é reconhecido como o primeiro documento do gênero com o nome de Balanço Social.
O movimento ganhou impulso, quando em 1997, o sociólogo Betinho iniciou uma campanha pela divulgação voluntária do Balanço Social. Não existe um modelo obrigatório de Balanço Social. Mas o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), em parcerias com diversas empresas públicas e privadas, criou um modelo que vem sendo adotado por diversas organizações o Balanço Social envolve a demonstração da interação da empresa com os elementos que a cercam ou que contribuem para sua existência, incluindo o meio ambiente natural, a comunidade e economia local e recursos humanos.
Nas definições mais novas do Balanço Social, este demonstrativo incorpora novas vertentes, cada vez mais se aproximando dos modelos mundiais de sustentabilidade. O conceito difundido pelo Ibase.
A empresa Grupo