tipos d raizes
As raízes variam de acordo com os tipos de plantas, elas podem ser divididas em:
.
Raiz Axial ou Pivotante:
Neste tipo de raiz percebe-se claramente uma única raiz principal.
.
Raiz Fasciculada ou em Cabeleira:
Neste tipo de raiz não se observa uma raiz principal, e sim várias ramificações.
.
Raiz Respiratória:
São encontradas nas vegetações existentes nos mangues, sendo raízes aéreas, apresentando lenticelas, que facilitam as trocas gasosas, também denominadas de pneumatóforos.
.
Raiz Tuberosa:
Estas raízes possuem a característica de armazenarem grande quantidade de alimento, os exemplos mais marcantes são a mandioca, cenoura, beterraba, dentre outras.
.
Raízes Adventícias:
São raízes que servem como um tipo de "escora" para a planta, pois partem da região aérea do caule e atingem o solo, aumentando desta forma a fixação da planta, um exemplo bastante representativo da presença desta espécie de raiz acontece no milho.
.
Raiz Sugadora:
Estas raízes são encontradas em plantas parasitas, pois penetram no caule de outros vegetais, deles retirando a seiva bruta ou elaborada. Como exemplo podem ser citados o cipó-chumbo, a erva-de-passarinho, dentro outros.
.
Partes de uma flor
A flor é o órgão reprodutivo das plantas angiospermas. Flores que apresentam órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, são chamadas de hermafroditas (ou monóica). Já as flores que apresentam órgãos reprodutores de apenas um dos sexos (masculino ou feminino) são chamadas dedióica. Uma flor hermafrodita é geralmente constituída por quatro conjuntos de folhas modificadas, os verticilos florais. Os verticilos se inserem em um ramos especializado, denominado receptáculo floral. Os quatro verticilos florais são o cálice, constituído pelas sépalas, a corola, constituída pelas pétalas, o androceu, constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos.
Flores completas e