fermentação
Alunos: Franciele Gomes, Gislaine Ap. Val Baruena, Henrique Beneton,
Mayara Marinetto e Rafael – 2 modulo de Açúcar e Alcool
Introdução Cozimento
O xarope resultante dos evaporadores passa então para os cozedores, cada evaporador recebe independentemente uma carga de vapor, através de um distribuidor de vapor, que vai levar o xarope a uma supersaturação ficando com a consistência de um xarope.
O que é supersaturação?
É quando a solução tem que ter mais sólidos do que água para que assim a uma certa temperatura possa se dissolver
Ao começar a se formar os cristais de açúcar vão crescer e aumentar o volume da massa cozida é descarregado nos cristalizadores.
O principal objetivo do cozimento é produzir a maior porcentagem possível de cristais, e produzir um açúcar uniforme com o tamanho desejado. Quando
o mel é concentrado sua viscosidade aumenta rapidamente com um
Brix de 78 a 80 neste ponto os cristais começam a aparecer e a torna-se uma massa passando do estado liquido para um estado mais sólido isso progressivamente, perdendo gradativamente a sua fluidez e consequentemente a sua manipulação se modifica tornando uma massa cozida.
Por causa da consistência que tornou não é mais possível ferver essa massa em tubos por isso que utilizamos o cozedor a vácuo, este equipamento vai controlar a cristalização do açúcar por meio da evaporação da agua.
Colocar foto do cozedor a vacuo
Funcionamento do Cozedor
O operador deve efetuar a formação de vácuo, que compreende em abrir a válvula de água, para o multijato para conseguir o vácuo desejado (em média de 24 polegadas de mercúrio). Para formar o vácuo rapidamente o operador vai abrir a válvula de vapor de limpeza.
Depois que o vácuo foi formado o operador vai fazer o carregamento de pé que é abrir a válvula de produto açucarado( seja ele xarope, mel rico, mel pobre ou a mistura dos dois) com uma