resumo
OFERTA E DEMANDA
BREVE REVISÃO:
1. A Lei da Demanda afirma que as curvas de demanda normalmente se inclinam para baixo, isto é, um preço mais alto reduz a quantidade demandada.
2. Quando os economistas falam de aumento ou diminuição na demanda, eles estão se referindo a deslocamentos da curva de demanda. Um aumento na demanda é um deslocamento para a direita: a quantidade demandada aumenta para qualquer preço dado. Uma redução na demanda é um deslocamento para a esquerda: a quantidade demandada cai para qualquer preço dado. Uma mudança no preço resulta em um movimento ao longo da curva de demanda e em uma mudança na quantidade demandada.
3. Os quatro principais fatores que podem deslocar a curva de demanda são (1) mudança no preço de um bem relacionado, (2) renda, (3) gostos e (4) expectativas.
4. Curvas de oferta normalmente têm inclinação para cima: a um preço mais alto as pessoas estão dispostas a oferecer maior quantidade de um bem.
5. Uma mudança no preço tem como conseqüência um movimento ao longo da curva de oferta e uma mudança na quantidade ofertada.
6. Como a demanda, quando os economistas falam em aumento ou redução da oferta eles se referem a deslocamentos da curva de oferta e não a mudanças na quantidade ofertada. Um aumento na oferta é um deslocamento para a direita: a quantidade ofertada aumenta para qualquer preço dado. Uma redução na oferta é um deslocamento para a esquerda: a quantidade ofertada cai para todos os preços dados.
7. Os três principais fatores que podem deslocar a curva de oferta são: (1) mudanças nos preços de insumos, (2) tecnologia e (3) expectativas.
8. O preço em um mercado competitivo se move para o preço de equilíbrio, ou preço que ajusta o mercado, pelo qual a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. Esta é a quantidade de equilíbrio.
9. Todas as vendas e compras em um mercado ocorrem ao mesmo preço. Se o preço está acima do nível de equilíbrio, há um excedente que pressiona o