fermentação
Designa-se por metabolismo celular, o conjunto de todas as reações que ocorrem a nível celular:
Anabolismo – conjunto de reações químicas onde há síntese de moléculas complexas a partir de moléculas mais simples, com consumo de energia.
Exemplo: Glicose + Frutose + Energia → Sacarose + H2O.
Catabolismo – conjunto de reações químicas onde há degradação de moléculas complexas em moléculas mais simples, com libertação de energia.
Exemplo: Proteína + H2O → Aminoácidos + Energia
Nos processos de anabolismo as reações são endoenergéticas, sendo a energia mobilizada proveniente da hidrólise do ATP. Nos processos de catabolismo as reações são exoenergéticas, sendo a energia libertada utilizada na fosforilação do ADP.
Os processos catabólicos podem efetuar-se na presença de oxigénio, isto é em aerobiose, ou na ausência de oxigénio, ou seja, em anaerobiose.
As leveduras são seres anaeróbios facultativos pelo facto de poderem mobilizar energia de compostos orgânicos em condições de anaerobiose e de aerobiose através de processos de fermentação e respiração aeróbia. Por outro lado, as bactérias são seres anaeróbios obrigatórios uma vez que mobilizam energia exclusivamente por fermentação em meios desprovidos de oxigénio.
Fermentação
A fermentação é um processo de obtenção de energia através de compostos orgânicos que pode ser realizado em condições anaeróbias. Existem vários tipos de fermentação de entre os quais podemos salientar a fermentação alcoólica utilizada pelas leveduras e a fermentação láctica que se efetua em bactérias lácticas e em certas situações em células de músculos esqueléticos. A fermentação compreende duas fases sequenciais:
Glicólise
As reações ocorrem no citoplasma da célula, rico em enzimas. Durante esta fase, uma molécula de glicose (6C) é fosforilada dando origem à glicose-fosfato que é também fosforilada originando frutose-difosfato. Durante esta fase da glicólise são utilizadas 2