Fermentação do caldo de cana
GOVERNADOR OTAVIO LAGE
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA
VALÉRIA PEREIRA GODOI
O REUSO DA ÁGUA NA INDÚSTRIA SUCROALCOLEIRA
Goianésia – GO
2014
VALERIA PEREIRA GODOI
O REUSO DA ÁGUA NA INDÚSTRIA SUCROALCOLEIRA
Pré-projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia Científica como requisito parcial para composição de nota do curso Técnico em Química, Goianésia-GO
Goianésia – GO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
4. METODOLOGIA DA PESQUISA 7
5. CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
“A água e um dos mais importantes recursos naturais renováveis, nenhuma vida no planeta é possível sem água” (SAMPAIO, 2010).
A presença de água e fundamental para a sobrevivência de toda a espécie que abita a terra. No organismo humano a água atua, entre outras funções, como veiculo para a troca de substancias e para a manutenção de sua massa corporal.
De acordo com Demétrio Magnole (2002), os alimentos que ingerimos dependem diretamente da água para a sua produção. As indústrias utilizam grandes quantidades de água, seja como matéria prima, ou na remoção de impurezas na geração de vapor e na refrigeração. Dentre todas as nossas atividades a agricultura que mais consomem água cerca de 70% de toda a água consumida no planeta e utilizada pela irrigação.
O Brasil é o maior e o mais eficiente produtor de cana do mundo produzido atualmente quase 300 milhões de toneladas por ano. Alem do açúcar com cerca de 45% da cana brasileira e destinada a fabricação de álcool quase 400 industria de açúcar e álcool que gera quase 1,00,000 de empresas diretos e indiretos.
No entanto, a agroindústria de cana-de-açúcar e um usuário constante de água tanto a irrigação como no processo de fabricação. No processo industrial as atividades que mais consomem água estão na