ferias
• Principio do cliente: Coloca o cliente no centro das decisões empresariais e orienta as suas atividades a satisfazê-lo. Compreender o cliente é visto como parte mais importante para uma organização sobreviver. Neste caso, confirma-se a máxima “o cliente sempre tem razão”, e mais do que isso, pode-se dizer que ele é “parte” mais importante para a sua empresa. Esse pressuposto deve ser entendido pela empresa toda e não apenas pela área de atendimento ao cliente, ou vendas, o que ocorre em muitas empresas. Se a empresa toda passar a entender que cada um é extremamente importante para a criação e entrega de valor ao cliente, fica muito mais fácil satisfazê-lo.
• Relacionamento diretos: Neste tipo de comunicação o relacionamento entre os profissionais de marketing e seus clientes é feito de forma direta. Qualquer empresa pode utilizar essa estratégia em sua atuação, desde que se tenha uma base de dados com características especificas de cada cliente – nome, endereço, numera de telefone, preferencias. Como esses dados a empresa pode entrar em com o cliente de diversas formas – mala direta, e-mail marketing, telemarketing -, sendo esta forma mais intimista e pessoal de comunicação. Uma limitação dessa estratégia é o alto custo de criação ou manutenção de uma base de dados de todos os clientes.
• Relacionamento indireto: Nesta estratégia as empresas se preocupam em fazer com que os produtos e marcas tenham significado para os clientes por um período prolongado de tempo. Nesse caso a empresa não se comunica de forma particular com cada cliente e sua informação vai para um grande numero de pessoas. O que, normalmente, as empresas fazem é ter uma “amostra” de clientes que representam todos, e assim é possível, por exemplo, testar ideias de novos produtos.
• Principio do concorrente: Este principio afirma que as estratégias da concorrência possuem influencia importante sobre os clientes. Então, a empresa fica atenta ao que esta sendo oferecido