Fenômenos químicos
Fenômeno é qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual se modificam as propriedades de determinado material. Os fenômenos são também denominados transformações da matéria, que podem ser físicos ou químicos.
Fenômenos Físicos
As transformações físicas não alteram a identidade das substâncias. As mudanças de estado são exemplos deste tipo de transformações. O ferro fundido, por exemplo, ainda é ferro. A água gelada, o gelo, é água, mas no estado sólido. Um pedaço de fio de cobre pode ser dobrado e não se transforma em outra substância, podendo até ser finamente dividido em grânulos de pó. Estes são exemplos de fenômenos físicos.
Fenômenos Químicos
Os fenômenos químicos são mais significativos ou fundamentais do que os fenômenos físicos. Nestas transformações, substâncias são destruídas e outras, novas, são formadas. A exposição de um prego de ferro ao ar livre e à chuva causa uma transformação química, porque o ferro é combinado quimicamente ao oxigênio e à água da atmosfera. Se esta exposição for longa, este desaparece e em seu lugar é encontrada uma nova substância, a ferrugem. As transformações químicas são denominadas reações químicas. As substâncias que desaparecem durante estas transformações são chamadas reagentes, e aquelas formadas são chamadas de produtos. Outros exemplos de fenômenos químicos são: a queima da madeira, a acidez do leite, a explosão de dinamite, o cozimento do pão e o processo a que chamamos vida.
Todo o fenômeno químico ocorre com variação de energia absorção ou liberação.
Fenômenos químicos exotérmicos são aqueles que o balanço energético resulta na liberação de energia.
Toda combustão (queima) é um fenômeno químico EXOTÉRMICO.
A combustão é o fenômeno que se produz em presença do oxigênio por um corpo ou substância que se queima e recebe o nome de combustível, e o elemento indispensável para que as coisas se queimem, o oxigênio, recebe o nome de comburente.
Exemplos de fenômenos químicos: