Fenômenos Químicos
Qual a diferença entre fenômeno físico e fenômeno químico ?
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.
Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. Veja a demonstração com o papel:
Fenômeno Químico: Queimando o papel ele deixa de ser papel;
Fenômeno Físico: Quando rasgamos o papel ele continua sendo papel mesmo tendo mudado sua forma.
2. Qual a diferença entre um sistema homogêneo e um sistema heterogêneo ?
Sistema é tudo aquilo que está sob estudo e observação.
Sistema homogêneo é aquele que apresenta uma única fase (monofásico), que possui um aspecto uniforme.
Os sistemas homogêneos podem ser constituídos de substâncias puras ou compostas; por exemplo, se observarmos a água pura veremos que ela apresenta uma única fase, portanto ela é homogênea. Se observarmos também uma mistura de água com álcool, também não notaremos diferença alguma; sendo este também um sistema homogêneo.
Quando há mais de uma substância, dizemos que se formou uma solução. Mesmo olhando em um ultramicroscópio, veremos o seu aspecto uniforme em toda a sua extensão.
Exemplos de sistemas homogêneos: soro (água com açúcar e sal dissolvidos), ferro sólido, qualquer gás ou mistura de gases, dentre outros.
Os sistemas heterogêneos também podem ser constituídos de substâncias puras. Por exemplo, água + gelo: os componentes são os mesmos, mas, por estarem em estados físicos diferentes, apresentam aspecto