Trabalho
OBJETIVO:
Despertar a atividade de Consenso e Negociação, no momento da definição das prioridades de ordenação de itens de sobrevivência no deserto.
MATERIAIS:
Relação de Itens para ordenação
Tempo:
30 minutos
PROCEDIMENTOS:
1 – Leia a situação
2 – Peça que todos (individualmente) enumere as prioridades dos itens
3 – Reúna o grupo para que negociem um consenso
4 – O grupo explana o resultado
5 – O instrutor apresenta o resultado correto.
O CASO DA SOBREVI VÊNCI A NO DESERTO
A situação descrita neste exercício baseia-se em mais de dois mil casos reais nos quais pessoas viveram ou morreram, dependendo das decisões que tomaram. Sua “vida” ou “morte” depende da maneira como seu grupo é capaz de compartilhar o conhecimento sobre um problema relativamente desconhecido de forma que a equipe possa tomar decisões que levem a sua sobrevivência.
A SITUAÇÃO
São 10 horas da manhã de um dia de agosto e o grupo acabou de sofrer uma aterrissagem forçada no deserto de Sonora, sudoeste dos EUA (lá é verão nesta época). O pequeno jatinho, como o piloto e co-piloto, numa manobra, bateu e incendiou-se, sobrando apenas a carcaça. Ambos morreram e nenhum dos demais (passageiros) sofreu qualquer ferimento.
O piloto não conseguiu transmitir sua posição antes do acidente. Entretanto, um pouco antes do impacto, contou que estavam a 112 Km a sul-sudeste de um campo mineiro, que é o lugar habitado mais próximo e que estavam, também, cerca de 104 Km fora da rota indicada no Plano de vôo VFR.
A área circundante é relativamente plana e, com exceção de alguns cactos, parece ser desértica. A última previsão do tempo indicava que a temperatura deveria atingir 43,3 graus Celsius naquele dia, o que significava que a temperatura no solo subiria a 55 graus Celsius. Todos estão vestidos de roupas leves: camisa esporte de mangas curtas, meias, sapatos normais; todos possuem lenços. Ao todo, seus bolsos contêm US$ 2,83 em moedas e US$ 85