Falácia informais
Falácias e sofismas
Truques de Palavras
1. Equívoco
Definição:
Modificação no sentido de uma palavra; o que é verdade na primeira definição não é necessariamente verdade na segunda.
Exemplo:
(Do mundo político ou jornalístico)
"Durante a última década os nossos Estados têm formado uma grande unidade político-económica: o
Pacto Europeu. O Pacto está pois unido, pronto para lutar contra agressões do exterior de todos os tipos".
Análise:
Na primeira frase, o "Pacto Europeu" significa uma reunião de cooperação económica entre entidades políticas distintas. Na segunda, significa uma união geral. O que é verdade na primeira frase não é necessariamente verdade na segunda. Talvez alguns
Estados membros queiram agir independentemente do
Pacto no caso de eventos não-económicos, como incidentes de não-respeito aos limites de fronteiras nacionais, de espaço aéreo ou bloqueio de sinais de radiodifusão, por exemplo.
2. Conotação disfarçada
Definição:
O uso infundado ou improcedente de termos.
Exemplo:
(Do mundo de enunciações políticas)
"O Senhor Paulo da Silva bebe álcool diariamente, em grande quantidade. Devemos elegê-lo vereador, colocando a nossa comunidade nas mãos de um bêbado arruaceiro?" Análise:
Um bêbado arruaceiro não é simplesmente alguém que bebe exageradamente. A expressão tem conotações sociais de depravação e delinquência; o orador não demonstrou que Paulo da Silva se enquadra nessas circunstâncias. Trata-se de manipulação semântica ostensiva. "Quando eu uso uma palavra, significa exactamente aquilo que quero que signifique".
3. Eufemismo e Hipérbole
Definição:
O uso de palavras de exagero e com sentido conotativo (hipérboles metafóricas) ou de suavização eufemística (tentativa de diminuir o impacto), para mascarar uma realidade indesejável, para adormecer a consciência.
Exemplo:
(a) "Campo de recolocação" (eufemismo para designar locais de detenção de prisioneiros) (b) "campo de concentração" (eufemismo usado durante a II