Fenômenos de transportes
1. Definição de um Fluido 04
2. Propriedades Físicas dos Fluidos 04
3. Massa Específica 04
4. Peso Específico 05
5. Peso Específico Relativo 06
6. Regime ou Movimentos variado e permanente 06
7. Escoamento laminar e turbulento 06
8. Vazão 06
9. Equação de Bernoulli 07
10. Exercício 08
Referencias / Fontes de Pesquisas 12
1 – DEFINIÇÃO DE UM FLUIDO Fluidos são substâncias que são capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente. Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem um certo grau de compressibilidade e oferecem pequenas resistência à mudança de forma.
Os fluidos podem ser divididos em líquidos e gases. A principal diferença entre eles são: ( a ) os líquidos são praticamente incompressíveis, ao passo que os gases são compressíveis e muitas vezes devem ser assim tratados e ( b ) os líquidos ocupam volumes definidos e tem superfícies livres ao passo que uma dada massa de gás expande-se até ocupar todas as parte do recipiente.
2 – PROPRIEDADES FÍSICA DOS FLUÍDOS Densidade é a razão entre massa e volume e mede a inércia de um volume unitário de fluido. Em nossa experiência diária notamos que é muito menos cansativo andar quando as ruas não estão alagadas. A densidade varia em função da temperatura e da pressão. Para uma dada massa de fluido, se fixarmos a pressão e aumentarmos a temperatura, a energia cinética média das moléculas aumenta a separação média entre elas aumenta, o fluido expande e a densidade diminui. Se fixarmos a temperatura e aumentarmos pressão o oposto aço e a densidade aumentam. Como as moléculas dos líquidos estão mais agregadas que a dos gases, este processo é mais pronunciado nos gases.
3 – MASSA ESPECÍFICA A massa específica, na língua inglesa denominada de density, é definida como a massa contida em uma unidade de volume do