Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. na antiguidade grega e romana (principalmente na primeira), discutia-se os
A Filosofia surgiu na Grécia do século VI a.C. A filosofia nasce como reacção contra as narrativas mitológicas que procuravam explicar todas as coisas por meio de tabus e de acções dos deuses. Assim, através dela os homens procuravam conhecer as coisas por meio da investigação empírica e racional.
A Filosofia inaugurou um modo novo do saber, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente.O primeiro passo foi dado por Tales, por isso, considerado, o primeiro filósofo. Com esta proposição, igualmente considerada primeira proposição filosófica: «A água é o princípio de todas as coisas». O filosófico aqui é o encontro do universal, a água. ‘Tudo é um’.
O importante é a estrutura racional de tratamento das questões. Com essa frase se pode aprender como procedeu toda a filosofia, indo, sempre, para além da experiência. Começa aqui um distanciar-se daquilo que é a nossa percepção sensível. A Filosofia representa, nessa perspectiva, a passagem do mito para o logos. Assim, a estrutura presente na ideia de átomo é mesma que temos, na ciência actual, com ideia de partículas. Isto é: a consideração de que há um elemento mínimo na origem de tudo.
A palavra Filosofia é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) = amizade/amor e sophia (σοφία) = sabedoria/saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo é aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
Para Pitágoras de Samos (séc. V a. C.), a sabedoria plena e perfeita pertence aos deuses. Homem só pode venerá-la e amá-la na qualidade de filósofo. Por isso a tradição atribui a ele a criação da palavra φίλοσοφία (Filosofia). Filosofia, portanto,é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia. A filosofia responde