Fenômenos de Transporte
Trabalho 01
Professor: Dr. Sady Castor Sobrinho
Turma: 02
Curso: Engenharia de Produção
E-mail: ricardomsnunes@hotmail.com
1) Declare as três leis básicas usadas no estudo da mecânica dos fluidos. Declare, pelo menos, uma quantidade global que ocorre em cada lei. Declare, pelo menos, uma quantidade que pode ser definida em um ponto que ocorre em cada uma das leis.
Lei da conservação de massa: Também conhecida como lei de
Lavoisier (nada se cria nem se perde tudo se transforma),onde tudo que existe provém de matéria preexistente. Esta lei explica um dos grandes problemas atuais: A poluição ambiental. O fato de não ser possível consumir a matéria até sua aniquilação implica a geração de resíduos em todas as atividades dos seres vivos, resíduos esses indesejáveis a quem os eliminou, mas que podem ser reincorporados ao meio, para posteriormente serem reutilizados. Isto é a reciclagem e ocorre na natureza por meio dos ciclos biogeoquímicos, nos quais interagem mecanismos biogeoquímicos que tornam os resíduos aproveitáveis em outra forma.
Quantidade de movimento: É definido pelo produto entre massa e velocidade de um corpo. É uma grandeza vetorial, com direção e sentido, o módulo é o produto da massa pelo módulo da velocidade, e a direção e o sentido são os mesmos da velocidade. A quantidade de movimento total de um conjunto de objetos permanece inalterada, a não ser que uma força externa seja exercida sobre o sistema. Lei da conservação da energia: Diz que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Na combustão da gasolina dentro de um motor a explosão parte da energia potencial e transforma-se em energia térmica, está diretamente associada à energia cinética das partículas dos produtos e a temperatura do sistema. Pelo princípio da conservação da energia, a energia interna do sistema imediatamente antes da explosão é igual à energia interna imediatamente após a explosão.