Fenômeno bullying
Texto: Fenômeno Bullying
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying; Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz; Capítulo I, Editora Versus.
Fante inicia o texto mencionando como o termo bullying é definido em diferentes países. Ressalta que no Brasil ele é caracterizado como um subconjunto de comportamentos agressivos, sendo qualificado por sua natureza repetitiva e por desequilíbrio de poder. Poder esse que a vitima não consegue se defender com facilidade por diferentes causas, uma delas é por ser de menor estatura ou força física.
Na sequencia a autora comenta que universalmente bullying é definido como “um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro (s), causando dor, angústia e sofrimento” e que esse fenômeno pode ultrapassar as barreiras escolares e ocorrer em todo espaço em que ocorrem as relações interpessoais.
Outro ponto discutido no texto é a preocupação das autoridades na prevenção da entrada de drogas e armas nas escolas que diante disso colocam detectores de metais e câmeras de vídeos como se fosse o único problema a ser resolvido, não priorizando as estratégias sócio-educativas para obter uma melhoria nas relações humana. Para melhor exemplificar o fenômeno bullying a autora utiliza alguns casos de alunos de cursos de pós – graduação que relatam o sofrimento das pessoas que são vitimas do bullying.
Após a leitura dos relatos foi possível perceber que a maioria das pessoas sofrem calados por receio e por medo.
Nas salas de aula os atos entre os alunos além de ocorreram com mais frequência apresentam também determinadas características comuns, dentre elas, a ocorrência sem motivo aparente. O bullying pode ocorrer de forma direta (agressões físicas e verbais) e de forma indireta (disseminação de rumores desagradáveis e desqualificantes, visando à discriminação e exclusão da vítima de seu grupo social).
Segundo Fante além