FENOMENOS FISICOS E QUIMICOS
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
ACADEMICO
PRÁTICA 4: FENOMÊNOS FÍSICOS E FENÔMENOS QUÍMICOS
PONTA GROSSA
2014
ACADEMICO
PRÁTICA 4: FENÔMENOS FÍSICOS E FENOMENOS QUÍMICOS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Química Geral e Orgânica da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG.
Prof.:.
PONTA GROSSA
2014
1 – INTRODUÇÃO
A matéria existente constantemente passa por vários fenômenos. Estes fenômenos podem ser físicos ou químicos, dependendo das transformações ocorridas com a matéria durante o processo.
A separação dos fenômenos naturais em físicos e químicos foi criada pelo ser humano para facilitar o estudo e a compreensão (CONSTANTINO et al., 2004, p. 211). Na verdade, existe uma linha muito frágil que separa transformações físicas e químicas, pois em muitos casos, pode-se encontrar características tanto de transformação química quanto de transformações físicas em um mesmo fenômeno, como a que ocorre na dissolução em meio aquoso, que é considerado um processo físico, por não formar novas moléculas, mas se for analisado pela sua fórmula química, também apresenta características de processo químico, pois forma novos íons (CONSTANTINO et al., 2004, p. 212).
Os fenômenos físicos são caracterizados por não alterar a natureza do material, ou seja, o material ou substância não perde sua característica estrutural fundamental: a estrutura das suas moléculas. Elas podem se agitar, se desarrumar, porém, não se modificam estruturalmente (FELTRE, 2004, vol 1, p. 61). No geral, possibilitam que a substância volte ao seu estado inicial. A mudança de estado físico da matéria é um exemplo de transformação física: com o aumento da temperatura da substância, ela passa do estado sólido para o líquido (fusão), do líquido para o gasoso (evaporação, sublimação ou calefação, dependendo