Professor
Aboslutismo:
Foi um sistema ou regime político, predominante na Europa Ocidental Moderna, cuja principal característica é a centralização de todo o poder nas mãos do rei e de seus ministros. Exemplos de intervenção: o rei criava e aplicava leis, definia impostos, detinha o poder de administra o país, entre outros.
Dentre as características do Estados absolutistas, destacam-se: o mercantilismo podo política econômica, o absolutismo, uma língua, uma moeda única, bandeira, imposto nacional, fronteiras delimitadas e exército. E as características do regime absolutista são: centralização do poder, ausência dos três poderes ( Legislativo, Administrativo e Judiciário) e intervenção do Estado em todos os setores da vida nacional ( econômica – mercantilismo; religião – impunha a religião do rei,...).
OBS: o rei atende ao setor econômico ( burguesia) e aos privilégios (nobreza).
Séc. XI - Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas ocorreu através da Aliança Rei-Burguesia na qual o rei possuía interesses políticos ( centralização do poder, principalmente, a burguesia, econômicos ( precisavam da organização comercial para poderem prosperar) Séc. XV - Consolidação das Monarquias Nacionais Absolutistas ocorreu atravez da Aliança Rei-Burguesia e Nobreza, na qual o rei possuía interesses políticos ( centralização do poder, principalmente, a burguesia, econômicos ( precisavam da organização comercial para poderem prosperar) e a nobreza pretendia que seus privilégios fossem mantidos.
I. Teóricos do Absolutismo:
a) Maquiavel
Para ele o Estado estava acima de tudo, mesmo utilizando suas artimanhas. Maquiavel escreveu: “É necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo sua necessidade’’.Orientação para príncipes com teorias para futuros ocupantes de trono para se manter no poder – proposta de centralização no poder. Maquiavel disse também que os reis deveriam ser temidos, pois quem