fenomenos de transporte
Prof. MSc. Sidnei R. Ferreira
Conteúdo da lista:
i. Transmissão de Calor ii. Termodinâmica
1. Por que os aquecedores são colocados na parte inferior dos ambientes e os aparelhos de ar condicionado na parte superior?
Suponha que você coloque ele na parte inferior. O ar que está nessa parte vai ser aquecido pelo aquecedor (óbvio). O ar é um gás. Todo gás, quando aquecido, se expande, ou seja, se torna menos concentrado (menos denso). O ar que está na parte superior (mais concentrado, mais denso), vai descer porque a força da gravidade nele é maior, uma vez que agora, por ser mais denso, é mais pesado. Ou seja, o ar menos denso (quente) vai subir e o ar mais denso (frio) vai descer. Quando o ar mais frio encontrar o aquecedor, ele será aquecido, e todo o processo vai se repetir, aquecendo o ambiente uniformemente.
Agora, suponha que você coloque o aquecedor na parte superior. Ele vai aquecer o ar na parte de cima, e o ar na parte superior vai estar menos concentrado, ou seja, menos denso, menos pesado. Vai continuar na parte superior, ou seja, não vai haver um "movimento" da parte fria com a parte quente, o que significa que o tempo que esse aquecedor na parte superior vai demorar pra esquentar o ar no ambiente é muito maior do que se estivesse na parte inferior. Ou seja, maior gasto de energia
2. De que maneira a garrafa térmica evita a transmissão de calor por condução, convecção e irradiação?
Quanto aos a aquecedores é que o ar quente tende a subir,aquecendo mais rapidamente o ambiente...Ja o ar-condicionado,o ar tende a descer, sendo assim mais eficiente...fazendo a corrente de refrigeração do ambiente.
3. Os esquimós constroem seus iglus com blocos de gelo, empilhando-os uns sobre os outros. Se o gelo tem uma temperatura relativamente baixa, como explicar esse seu uso como "material de construção"?
A água é um péssimo condutor térmico. É só você ver que ela demora muito mais pra esquentar que um