Fenomeno dos transportes
RELATÓRIO SOBRE AULA PRÁTICA
Setembro de 2014
1. OBJETIVO
A aula experimental teve como objetivo a determinação da viscosidade de um fluido (glicerina) a partir da descida de uma esfera nesse mesmo fluido, contido em um tubo de vidro vertical (proveta).
2. INTRODUÇÃO
A viscosidade é uma característica completamente ligada aos fluidos. Basicamente, viscosidade é a propriedade que os fluidos possuem em resistir ao escoamento, dado a certa temperatura.
Gases e líquidos, quando submetidos a tensões apresentam sua capacidade de escoar, mostrando assim sua característica viscosa, diferentemente dos sólidos que quando submetidos a tensões se deformam.
A viscosidade de um fluido pode ser determinada de diferentes formas, uma delas é pelo Viscosímetro de Stokes, forma abordada na realização do experimento que se baseia na velocidade e tempo de queda de uma esfera em determinado fluido.
O Viscosímetro de Stokes é um tubo de vidro contendo o liquido que desejamos determinar sua viscosidade.
Nesse tubo, marca-se uma altura pré-determinada, e deixa-se cair uma esfera, de diâmetro conhecido, no interior do fluido. Tendo a distancia percorrida pela esfera e seu tempo de queda, é possível determinar sua viscosidade.
Enquanto a esfera cai pelo fluido ele é submetido as forças de Empuxo (E), Peso (P) e resistência imposta pelo fluido à esfera.
Tendo em consideração esses conceitos pode-se então determinar a viscosidade de um fluido, na qual discorremos no decorrer deste relatório.
3. MATERIAIS
Viscosímetro de Stokes
Esfera
Proveta de Vidro
Glicerina
Cronômetro
Imã
4. MÉTODOS
Para serem feitos os cálculos eram necessários os dados das medidas e variação da velocidade da descida da esfera no liquido. Então foi dada a massa da esfera 0,1g, diâmetro 3mm, a variação da velocidade medida com a ajuda da régua do viscosímetro que variou de 200ml á 600ml= 400ml e o tempo médio gasto para a